segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A primeira viagem



A minha primeira grande viagem no mundo da maternidade iniciou-se na manhã de uma 2ª feira de Julho de 2007, com o resultado Positivo do teste de gravidez.

Nesta altura, vinha a saber mais tarde, que estava de 7 semanas de gravidez.

Sete semanas repletas, ainda, de expectativas e duvidas.

A partir desse dia sentia que algo estava a mudar em mim...não só fisicamente e muito obviamente, pois o meu corpo estava a mudar a olhos visto. Eram, por enquanto, pequenos pormenores, que não eram perceptiveis aos olhos exteriores. Mas a mudança mais notoria era a nivel psicologico e sentimental.

Entretanto marquei consulta para confirmar a gravidez, saber se estava tudo bem e a correr dentro da normalidade. Nessa consulta, estando de 8 semanas de gravidez, fiz a primeira ecografia. Foi o primeiro momento de grande felicidade de muitos que se seguiam. Ali ,sim, senti-me verdadeiramente gravida!! A emoçao de ver um "projecto" de pessoa, um coraçaozinho minimo, minusculo, ali a bater em velocidade maxima ,ainda no saco gestacional, transbordava-me a alma e o coraçao!! Enchia a minha vida com um novo significado. A minha vida estava, naquele instante, completa!! Não precisava de mais nada nem de mais ninguem!

Sentia-me a explodir de felicidade, repleta de amor, muito confiante no futuro e, principalmente, cheia de vontade de viver esta gravidez de uma forma plena! Queria aproveitar, saborear, apreciar, deliciar-me com todos os pormenores, com cada mudança e cada instante. Esperava uma gravidez completa, com amor e muita paz.

Assim foi até durante as duas semanas apos o teste. Às 9 semanas de gravidez, apos ter feito uns esforços fisicos no trabalho, tive uma hemorragia! Saí a correr do trabalho, em direcçao ao hospital, sozinha, lavada em lagrimas, em pânico e com muito, muito medo de perder o meu bébe...

Assim que cheguei ao hospital, entrei imediatamente para ser observada nas urgencias obstetricas. Observaram-me, fizeram ecografia. Ao ver, novamente, o coraçaozinho do meu bébe a bater a todo o ritmo, senti-me mais descansada...o medo de ter perdido o bebe tinha-se desvanecido. Mas apesar de não terem diagnosticado a causa da hemorragia, teria que ficar em repouso absoluto.

Assim foi durante 15 dias. Só me levantada para ir à casa de banho e para sair da cama em direcçao ao sofá. Passei estas duas semanas com o coraçao nas mãos. Muito precopada e, pior, completamente em pânico!! Não conseguia dormir dormir em condiçoes, sempre com um medo incontrolavel de acontecer alguma coisa enquanto eu dormisse, que não conseguisse controlar...

A hemorragia sessou apos uns dias, mas, claro, a preocupaçao constante continuava.

Tinha muito cuidado em tudo o que fazia. Não arriscava me nada!!! Mas mesmo assim, ja mesmo no final desses 15 dias, com 12 semanas de gravidez, tive outra hemorragia!!!! Não queria acreditar quando fui a casa de banho e estava a passar pelo mesmo! Novamente estava tudo aparentemente bem com o bebe, com o colo do utero...estava tudo bem no geral (isto dito nas urgencias do hospital)...mas o que era certo é que tinha tido, pela 2ª vez, uma hemorragia que podia por em causa a vida do meu bebe!

Chorei...chorei muito...perguntava a razao para estar-mos a passar por isto...não tinha sido suficiente o sofrimento que tinhamos passado durante dois anos a lutar contra a infertilidade?? Porque não podia ter uma gravidez tranquila como tantos outros casais?? Porque tinha que estar constantemente em sobressalto, com o medo a apoderar-se do meu corpo, a paralizar-me a alma e a toldar-me os pensamento?? Porquê????

Desta vez fiquei de baixa por um mês que, segundo a minha medica, muito provavelmente seria renovada, pois desta vez a hemorragia tinha sido numa altura da gravidez critica e crucial.

Na semana seguinte fui fazer a ecografia morfologica. Muito provavelmente, saberia o sexo do bébe. Estava intusiasmadissima!!! Eu e todos que me rodiavam. Familia e amigos. Infelizmente o L. não me pode acompanhar nesta ecografia por motivos laborais. Como tal quem me aconpanhou foi o meu pai. Avô babadissimo do primeiro neto, filmou a ecografia toda "para mais tarde recordar" (ja diziam os outros!!).

Confesso, que apesar de querer muito saber o sexo do bébe, estava muito ansiosa e preocupada. Nesta eco iriam "ver" a fundo e tentar diagnosticar a causa das duas hemorragias.

A médica era amorosa e muito atenciosa. Explicava passo a passo o que ia vendo e, finalmente, detectou onde estava o "problema". Tinha placenta prévia. A placenta estava muito perto do colo do utero e quado fazia algum tipo de esforço, ou mesmo só de estar em pé, com o peso do bébe (que era grandote) fazia com que esta descolasse, provocando a hemorragia.

Depois de muito observar, medir, analizar e, eu ja não aguentanto mais a curiosidade, perguntei se era possivel ver o sexo do bebe. A medica responde "ahh desculpe ainda não ter dito, mas como ainda não tinha perguntado pensei que já soubesse...é uma Menina!". O meu coraçao naquela altura explodio de alegria!! A emoçao tomou conta de mim!! Era uma MENINAAAAAAA!!!!! Uma princesa!!!! Estava histerica!!! Uma MENINAAAAAAAAA!!!!!!! Uma Leonor!!!!!!

Não cabia em mim de tanta felicidade!! O nosso sonho já tinha cara, ja tinha nome!! Era a nossa fadinha lindaaaaaaaaaaa!!!!!!! Lindaaaaaa de morrer!!!

Derivado á posiçao da placenta, tinha que ficar em repouso até novas ordens. Em principio ficaria assim até ao final da gravidez...não me agradava esta perspectiva...mas o que interessava era o bem estar da Leonor. Por ela eu faço tudo!! Não havia sequer nada a questionar.

Mas como a vida não é facil e, claro, que eu estava habituada a ter que lutar muito para chegar ao destino, ás 23 semanas passei novamente pelo mesmo...mais uma vez todos os sentimentos de medo se apoderaram de mim...

Só me apetecia chorar...e mais uma vez, o medo inundava a minha vida...

Apesar de estar felicissima com a gravidez, não a podia gozar com a paz e tranquilidade que esperava no inicio...como tal todos os movimentos, todos os pontapés, todas as sensaçoes da gravidez eu vivia-as de forma intensa. Passava o dia a falar com a Leonor, a "dar-lhe" festinhas, a apreciar todos os pontapés que ela me dava! Apesar de tudo sentia-me muito feliz e uma sortuda por ter ultrapassado o fantasma da infertilidade. Sabendo que ha tantos casais que lutam anos a fio em busca do seu sonho! Enquanto que outros que nem querem, que ate tratam mal os bebes, que os dão, que os deitam no lixo, que fazem tudo por tudo para não os ter!! É muito injusto!!

Entretando, na ecografia das 33 semanas verificou-se que a placenta, felizmente, já tinha subido e já nao estava junto ao colo do utero. Perante isto tinha "ordem de soltura". Apesar de continuar sem puder fazer esforços, já podia conduzir, passear, fazer algumas coisas em casa e, para mim o mais importante, preparar o quarto e as coisinhas para a tão aguardada chegada da nossa fadinha!!

Nesta altura respirei de alivio!! Só pensava "será que vamos ter um final de tranquilo??". Foi mm!!! Foi a fase mais pacifica dos 9 meses!

Aproveitei para descançar, para caminhar (preparando-me para o parto que se aproximava a passos largos), para namorar muiiiittttooooo (coisa proibida até esta data), para me sentir bem comigo propria preparando-me para receber a Leonor!

Tudo correu bem até ao fim da gravidez!!!

A Leonor nasceu numa 5ª feira de Março (coincidencia ou não, no dia de folga do pápa L.), dia 13, pelas 13h12.

E, claro, foi um dos dois duas mais felizes da minha vida!!!

1 comentário:

  1. Fantástica a maneira como descreves as sensações, os momentos ... quase que quem lê, consegue sentir o mesmo !! Luta até ao fim posssa ...

    ResponderEliminar