Mas, naquela tarde resolvi que iria mm pelo areal de uma praia perto da casa onde moravamos na altura (recomendaçao da fisioterapeuta do curso PPP - ajudava no decorrer do trabalho de parto).
Soube tão bem que nem vos digo, estava a sentir-me "estranhamente" bem, saudavel, cheia de energia e muito feliz!! Ainda fui a pé a casa de uma amiga e fazer umas compras...
Lembro-me de pensar: onde esta aquele cansaço que me perseguia no ultimo mês????
Durante o jantar desse dia comecei a sentir contraçoes indolores. Que era costume sempre que fazia mais esforços durante o dia...e não dei importancia nenhuma...até que comecei a senti-las de 5 em 5 minutos...passado uma horita (acho eu...) ja acompanhdas por uma dor diferente das moinhas que ja havia sentido...esta dor apanhava-me o baixo ventre, parte das pernas e ancas sempre de 5 em 5 minutos...por vezes 7 em 7..mas ainda irregulares...
Por volta da meia noite la nos fomos deitar e eu pensava que com algum repouso passaria, tal como das outras vezes...o L. adormeceu e eu com umas dores cada vez mais fortes...ainda nada que não se aguentasse!
Por volta das 2 da matina fui á casa de banho e ao limpar-me veio sangue no papel. Aí fiquei assustada...porque segundo o medico ja tinha saido o rolhao...e n fazia ideia que ao iniciar a dilataçao podia haver alguma hemorragia. Fiquei assustadissima!! Acordei o L. e fomos a correr para as urgencias do HSFX.
Estava em pânico e so pensava que estava a acontecer alguma coisa á nossa filhota e a culpa tinha sido do meu excesso de esforço durante o dia (sabem como são as nossas cabecitas...).
Ao chegar ao hospital, por volta das 2h30, fui imediatamente chamada.
Já c mts dores durante cada contraçao...dores estas muito diferentes das que tinha sentido na fase final da gravidez...fiz o famoso toque e fui recambiada para o ctg sem informaçao nenhuma da parte do medico...pensei logo, claro, o pior!! Perguntei ao medico o que se passava e ele, meio sonolento, disse-me "tem q esperar pelo resultado do ctg.." ok ok!!
Devo dizer que ate tava com medo da resposta! No final do ctg o medico veio ter comigo e disse "minha menina o seu bebe vai nascer hoje...mas ainda não esta para agora (esta c 2 dedos de dilataçao) e o sangue é o sinal da dilataçao, é perfeitamente normal, portanto vá p casa tente descançar ( alguem consegue c estas dores????) e volte cá qd n conseguir aguentar as dores" ainda lhe disse que tinha consulta no dia seguinte ás 8h30 e ele diz "ohhhh menina ja n chega la de certeza...".
Voltamos p casa um pouco ansiosos, pois a hora H aproximarva-se a passos largos. O L. foi dormir e eu fiquei no sofa da sala....a andar pela casa...a tomar banho...a fazer qualquer coisa que me aliviasse as dores.
Com o decorrer da madrugada a dores foram ficando cada vez mais fortes e eu ja não tinha posiçao...ja me apanhava toda a zona abaixo do umbigo, nos rins, virilhas, perineo...enfim...acho que ate perdi a noçao de onde me doía.
Ás 7h30 da manha fui acordar o L. e fomos, aí ja c as malas e o kit, p as urgencias do HSFX.
Só pensava q tinha finalmente chegado a hora H!! O momento pelo qual tinhamos esperado 2 anos + 9 meses, estava prestes a chegar!! Estavamos muito felizes, apesar do muito muito nervosismo do L....eu, apesar das dores, estava muito ansiosa com o decorrer desta nova e final fase da gravidez!!
Ao chegar ás urgencias, logo apos o toque (nem fiz ctg) o medico diz-me que vai chamar a enfermeira para me preparar, pois ficava ja internada.
Ja estava c 4 cm de dilataçao, a bebe perfeitamente encaixada e prontinha para vir conhecer o mundo! Fiz os preparativos do costume...vestir a bata, clisteres, etc...fui ter c a enfermeira que me encaminhou para uma das salas de dilataçao/partos...nesta fase ja me custava mt andar e as dores eram mais que muitas...e claro que não hesitei em dizer que SIMMMMMMM quando ela me perguntou se keria epidural!! (apesar de ter pensado durante a gravidez toda que gostava e seria capaz de aguentar as dores e optar por ser tudo ao "natural"...tá bem tá...onde ja ia a minha convicçao...heheh)
O meu amor veio logo para ao pé de mim, logo apos me terem posto o soro, epidural, feito mais um toque.
Agora ja com a epidural as dores eram bem mais suportaveis..mas mm assim sentia alguma dor...nada, claro, comparado com anteriormente!!!
A dilataçao ia aumentando, mais ou menos, 1 dedo por hora...tava a ver aquilo tao demorado...la me foi dado outro reforço da analgesia e a enfermeira so me dizia que so podia dar 2 reforços e para eu aguentar o maximo que conseguisse...
Entretanto no ctg acusava que as contraçoes tinham ficado mais espaçadas (ja estava c 6 dedos de dilataçao...acho eu..)..aí aumentaram-me a ocitocina, para provocar as contraçoes...e a partir daqui foi sempre a abrir!! heheheh!! passado uma hora e meia, veio mais uma enfermeira fazer o toque, virou-se p nós e disse "o menina a sua filha ja esta a nascer" "pode começar a fazer força qd vier a contraçao" o L. que ia naquele momento comer alguma coisa para aguentar mais umas boas horas de diltaçao, ficou logo gelado...ficamos os dois...não estava a espera q fosse tao rapido!!!
Comecei a fazer força enquanto as enfermeiras e afins se preparavam para o parto..e eu ali c a ajuda perfeita e incondicional do L. a fazer força (apesar de c a analgesia...n sentir grd coisa...e estava a fazer-me um bocado d confusao...) e a fazer tudo conforme tinha aprendido nas aulas de PPP.
Fiz 2 vezes força (acho eu...) e ja se via (segundo o L.) a cabecita da leonor cheia de cabelito negro. Entretanto a enfermeira diz q o L. não podia cortar o cordoa umbilical pois este estava a fazer uma circular. Entretanto notei que estavam com dificuldade em tirar a Leonor e ja não se ouviam os batimentos cardiacos no ctg! Aí apercebi-me que a situaçao estava a fugir ao controle...
A enfermeira e medica ja quase gritavam a diziam que assim que viesse a contraçao fizesse toda a força que conseguisse...o pior é que no meio daquilo tudo não sentia as contraçoes devido a epidural...entao resolvi que ia fazer toda a força que conseguisse independentemente das porcarias das contraçoes. Tinha que dar tudo por tudo, o meu melhor para ajudar a nossa fadinha a ultrapassar aquele momento tão dificil tambem para ela!
Com a orientaçao preciosa do L. a ajudar-me a respirar e a incentivar-me para fazer força, a Leonor nasce apos mais 2 vezes a "puxar".
Lá estava ela no meu peito!!!! LINDAAAAAAAAAA!!!! A "coisa" mais linda que tinha alguma vez visto na minha vida!!!! Olhei para o L. e choramos os dois c um olhar cumplice e cheio de amor!!! Ela finalmente estava ali!!!
É uma sensaçao indescritivel, um amor incondicional, fora da realidade e que me deixa sem palavras!! Sentimo-nos completos!!
A Leonor nasceu dia 13.03.08, ás 13h112m, c 3335 kgs e 49 cm.
O que eu gosto dos teus relatos! devias ser escritora!
ResponderEliminarfamilia Linda!
beijinhos
Concordo plenamente com a Isa ... tens imenso jeito e relatas tudo de uma maneira muito peculiar e envolvente !! Parabens Ritinha, uma fase "tirada a ferros" mas com os seus frutos mais que merecidos * continua ....
ResponderEliminar