sábado, 24 de outubro de 2009

O inicio do resto da minha vida

Esta nova fase da minha vida começou ha, sensivelmente, uns 3 anos, quando eu e o L. (o meu companheiro, amigo e amor) que ja viviamos juntos ha 1 ano e namoravamos ha 5, resolvemos que estaria na altura de ter-mos filhos.

Eu já estava a entrar na casa dos 30 e, apesar de toda a minha vida nunca ter feito questao de ter filhos, algo me chamava e apelava ao instinto maternal (nem eu sei bem explicar o q era...supostamente o "famoso" relogio biologico que eu sempre achei uma teoria ridicula!!).

Nessa altura marquei a consulta da praxe para fazer todos os exames e analises necessarios para iniciar-mos os treinos!!

O resultado dos mesmos era perfeitamente normal, para nossa felicidade! E a partir daí iniciou-se uma caminhada...uma longa caminhada...uma caminhada em busca de um sonho recente que se tornou numa batalha com intervenientes injustos..

Mês apos mês não havia o tão desejado Positivo!! A bem dita risquinha no teste de gravidez insistia em não nos brindar com o ar da sua graça!! Como tal, a ansiedade e a profunda frustaçao começam a apoderar-se de mim...sentia que estava a falhar como mulher, como companheira...que uma coisa que tantas conseguiam sem desejar, que para elas era tao facil como respirar, para mim estava a ser uma verdadeira batalha ingloria...

Apos, sensivelmente, 2 anos de tentativas sem nenhum resultado...ja desgastada com uma situaçao que fugia totalmente ao meu controlo, coisa que ainda me deixava mais triste, frustada, infeliz...resolvemos marcar nova consulta para conseguir saber o que se estava a passar...qual era afinal o problema...ou pior...os problemas...

Assim foi...mais exames, analises e afins...foram detectados dois problemas que podiam estar na origem da dificuldade em engravidar e a constataçao de uma realidade...estavamos a atravessar uma fase negra na nossa vida marcada profundamente pelo fantasma da Infertilidade.
Os problemas eram tanto meus como do L. e, segundo, o meu ginecologista e os medicos de familia e, passo a citar, "Será impossivel engravidarem naturalmente", "Mentalizem-se que só com um milagre conseguirão engravidar".

Estas frases deitaram-me ao fundo do poço...mergulhei numa tristeza e, pior, numa revolta que nem consigo quantificar...se por um lado me apetecia desistir e deixar nas mão do destino, deixar-me consumir pela espera e pelo choro diario, por outro sabia que n ia desistir. Esta atitude não faz parte do que eu sou!! Não ia desistir sem primeiro arregaçar as mangas e lutar!! Lutar por um bebe tao desejado e planeado!! A minha vida não seria completa...Assim foi!!!

Marquei consulta de infertilidade em 2 hospitais da capital (Sta Maria e MAC). Na MAC marcaram consulta para dali a 2 meses.

Entretanto os "treinos" continuavam. Cheios de tecnicas lidas na internet, partilhadas por outras pessoas q lutavam contra a infedilidade, com horarios e dias marcados e muitas, muitas vezes sem qualquer romantismo e espontaneidade. A ansiedade aumentava a cada mês que passava...

Chegou a data da consulta. Lá fomos...nervosos e sem saber o que nos esperava...a espera foi imensa e a consulta breve...saimos de lá, apos ter sido observada sem novidades, cheios de analises e mais exames para fazer, consultas de psicologia e afins...tinha esperança (sim, porque essa nunca morre) de entrar ja na proxima consulta para a lista de espera (que me tinham dito que era, de pelo menos, 3 anos) para algum tipo de tratamento de fertilidade.

O longo tempo de espera da lista para os tratamentos assutavam-me. O tempo passava a correr e eu já estava na casa dos trinta! A pressao do relogio apertava...e cada vez me custava mais as perguntas do tipo "Entao para quando o bebe??", "ahh ja estao juntos ha tanto tempo e ianda não tem filhos??"...partia-me o coraçao quando via casais tao identicos a nós, felizes, com os seus bebes...

No mês apos a consulta começo a sentir-me muito mal disposta, com alguma frequencia e regularidade (ahhh e depois de nos ter-mos mudado para uma casa mais pequena, pois não valia a pena continuar-mos numa casa a contar com a chegada do um bebe...demoraria muito tempo os tratamentos no sistema de saude publica e para nós era impossivel recorrer-mos ao privado como as somas proibiticas que pediam).
Sentiam-me sempre muito enjoada e "estranha". Como ha uns tempos tinha tido uma grastroenterite pensei que seria uma "recaida". Como tal fui ao hospital para ser medicada. Saí de lá sem saber o que tinha e com a recomendaçao de beber uns chazinhos para me passar a má disposiçao!!!!

Passou-se uma semana desta forma...e decidi fazer mais um teste de gravidez....mas confesso q estava cheia de medo de mais uma desilusao...dirigi-me a uma farmacia perto de casa, numa 2ª feira de manha a tremer de medo...

Qual não é o meu espanto quando o sr farmaceutico me diz que o teste estava POSITIVO!!!!!!!!!!!!!!!! Não queria acreditar!!!! So me apetecia dar um beijo ao sr!!!!!!! Estava fora de mim de tanta felicidade e com muito medo de acreditar nesta realidade!!!!! Afinal houve um milagre!!!! Afinal não era impossivel!!!! Afinal tinha-mos conseguido!!!!!! Estava, finalmente, e apos tanto sofrimento, GRAVIDA!!!

Claro que tive que partilhar esta felicidade com todos os que me eram queridos!! Não cabia em mim!!! Telefonei logo ao L. Que ficou completamente histerico de tanta felicidade, á minha amigolas de sempre e de todas as ocasioes e á minha mãe que me tinha acompanhado incansavelmente nesta longa caminhada!!

E assim estava gravida da Leonor!!!!

Mas apesar de todas a felicidade as dificuldades, preocupaçoes e medos não acabavam aqui...mas essa historia fica para uma outra altura que o testamento ja vai longo...

Ate já!!

Fiquem na PAZ!!

3 comentários:

  1. Bem...eu sou a amigolas de sempre e TIA E MADRINHA da Leonor.
    Foi uma espera desesperante, com muitos momentos de tristeza, com muitas desilusões...mas de facto os milagres acontecem...e aconteceram!

    A Leonor veio trazer a todos nós uma nova alegria de viver...o dia do nascimento dela foi sem dúvida um dos dias mais felizes da minha vida...é uma princesa!

    Nota: Aguardem o resto da história...até porque há mais milagres...lol

    beijos Comadre

    ResponderEliminar
  2. Pois é amiga! A verdade é que agora estás aí om 2 filhotes lindos e plena de felicidade! A vida traz-nos milagres e sao eles que nos fazem acreditar! nem tudo é facil..mas tudo se consegue!

    Um beijinho grande...

    desculpa nao escrever mt mas tnho andado um pouco depré...bjs

    ResponderEliminar
  3. desculpa.. mandei te umamensagem e assumiu o mail do meu marido.... mas sou eu... isabel

    ResponderEliminar